Yasmin Nadaf doa milhares de livros do seu acervo para a Unemat- Campos de Sinop

PHOTO-2022-08-24-16-47-59

O dia 25 de agosto foi muito importante na trajetória da escritora, professora e doutora em Literatura Yasmin Nadaf, Ela doou um dos seus três acervos para a Unemat-Campos de Sinop e como retribuição ganhará na Biblioteca da instituição o Espaço de Leitura que leva seu nome.

É indiscutível a importância da biblioteca da escritora, professora e doutora em Literatura Yasmin Nadaf. Dos quatro acervos que colecionou por quase cinco décadas, ela selecionou um com mais de 4 mil títulos para doação à Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat, câmpus que fica na próspera cidade de Sinop, há cerca de 500 quilômetros de Cuiabá, sua terra natal. Muitas das publicações ofertadas são consideradas como obras raras, o que qualifica ainda mais o seu ato de grande generosidade em vida. Compõem o acervo livros voltados para as áreas de Letras e Ciências Humanas e Sociais, além de jornais e DVDs e CDs de Cultura. Segundo ela, a escolha por Sinop se deu por considerar que Cuiabá, por ser a Capital, dispõe de muitos acervos a serem consultados. Pelo seu ato, a Unemat inaugurou ontem o Espaço de Leitura, Professora Doutora Yasmin Nadaf, na oportunidade será assinado o termo de doação do referido acervo.
Na solenidade a Unemat prestou uma homenagem aos membros da centenária Academia Mato Grossense de Letras, que Yasmin Nadaf ocupa a Cadeira 38, desde 27 de outubro de 1995. A presidente da instituição Sueli Batista, esteve presente com os acadêmicos, Marta Cocco, Yvens Scaff, Cristina Campos e Marly Walker.
Para Yasmin Nadaf a importância do ato de ler é tão indiscutível que data dos primórdios da humanidade. A professora destaca que o livro, os jornais ou as revistas impressas são instrumentos indispensáveis para a formação, a informação e a transformação de todo e qualquer ser humano.
Yasmin acredita no ideal que construir um acervo bibliográfico não é somente uma demonstração de amor pelos livros e outras fontes escritas, mas também a expressão do exercício diário da cidadania. Destaca ainda que ao armazenar a escrita estamos estimulando o processo da leitura, ofertando o entretenimento, disseminando a memória, e preservando o patrimônio cultural de uma região ou de uma nação. Por esta razão ela não mediu esforços na aquisição de obras impressas de altíssima qualidade, e que se volta para todo o tipo de leitor – da criança a terceira idade.

Por 45 anos Yasmin foi adquirindo livros, revistas, gibis, e almanaques em livrarias, feiras de livros, e sebos de vários Estados brasileiros. Seu acervo atém-se as áreas de letras e ciências humanas que inclui além de livros, jornais, revistas (antigas), quadrinhos, e almanaques do começo do século XX a atualidade. Vale destacar que do seu acervo resultaram exposições individuais em níveis regional e nacional, entre elas a Exposição Tempo de Almanaque, com base em sua coleção de almanaques de farmácia, aberta na Flip em 2011 e tendo percorrido parte do País com elevada estatística de público visitante, e a Exposição Quadrinhos em Revista, um passeio pela história desse gênero através de sua coleção de revistas em quadrinhos. Essa mostra foi inaugurada em 2012, no Sesc Arsenal, de Cuiabá, e posteriormente apreciada pelo público em vários municípios do Estado.

Ela própria confessa que lê desde a infância, e que aprendeu o valor da leitura e de um livro ou impresso com seu pai Jamil Nadaf, a quem via diariamente ora lendo os jornais de Mato Grosso, do eixo Rio-São Paulo e de outras partes do mundo, ora tendo um livro às mãos. Para Yasmin seu pai foi um belo exemplo de um adulto autodidata, que não teve a oportunidade de frequentar uma Universidade, mas era portador de uma cultura invejável.

Crescendo ela foi “engordando” sua estante de livros que há mais de duas décadas tornou-se referência de pesquisa para professores das chamadas áreas de ciências humanas, vinculados a instituições acadêmicas. Com sua aposentadoria profissional, veio o desejo de uma travessia de vida mais democrática: doar uma grande parcela dos seus muito amados acervos: o acervo dos livros. Sim, porque Yasmin ainda armazena em sua casa três acervos: um de Almanaques de Farmácia, um de Revistas de Época, e um de Gibis (ou Revistas em Quadrinhos). Todos esses 3 acervos citados abarcam uma pluralidade de títulos, em um recorte histórico que vão do começo ao final do século XX, o que os torna uma fonte de pesquisas de riquezas incontestáveis para a memória da Nação.

Um pequeno resumo sobre a trajetória da escritora, professora e doutora em Literatura Yasmin Nadaf, e a construção de sua biblioteca.

Yasmin nasceu em Cuiabá/Mato Grosso em 22 de maio de 1961. Segunda filha de Layla e Jamil Nadaf.

É Licenciada em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Paraná, e Mestre e Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista (Campus de Assis), com Pós-doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Durante quatro décadas pesquisou a escrita literária de sua terra, divulgando-a através de livros e ensaios publicados em revistas especializadas, de palestras, e de cursos acadêmicos. Seu maior objetivo era resgatar e dar visibilidade ao nome e obras de escritores do passado, até então excluídos da História oficial, no intuito de contribuir para a reescrita da História da Escrita e da Leitura no Brasil. Como resposta divulgou uma literatura pouco ou totalmente desconhecida da história literária universal oficial: a vida literária cotidiana, corriqueira, muitas vezes desprezada pela história oficial ditada por valores rígidos e limítrofes de composição.

Seus estudos resultam de uma exaustiva “escavação arqueológica” em arquivos e bibliotecas públicas e particulares, na busca de periódicos, revistas literárias, manuscritos, dicionários entre outros instrumentos que lhe permitissem os resgates efetuados. E, suas pesquisas e livros têm servido como ponto de partida ou referência para o aparecimento de muitas teses no âmbito das universidades.

Pioneira nos estudos sobre as escritoras nascidas ou residentes em Mato Grosso, suas descobertas, nessa área, levaram a um revisionismo no cânone acadêmico sobre as atitudes preconceituosas que relegaram as essas mulheres a um espaço de penumbra, combatendo a falsa ideia de que elas não participaram como agentes produtores da vida cultural do passado.
Com a tese de Yasmin mostrando exatamente o contrário dessa realidade muitos outros estudos surgiram depois de sua pesquisa em torno da escrita feminina em Mato Grosso.

Foi professora de literatura em Faculdades particulares de Mato Grosso, e participou de uma centena de eventos científicos de caráter literário, à nível nacional e estadual, proferindo palestras e coordenando mesas. No âmbito acadêmico, para seu orgulho, integrou inúmeras Bancas de Doutoramento em Universidades Públicas de destaque, tais como a USP e a Unicamp.

Yasmin é Membro Titular da Academia Mato-Gros¬sense de Letras, onde ocupa a Cadeira de n.38 desde outubro de 1995. Fez parte ainda de outras associações culturais, literárias e científicas, com destaque para a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (Anpoll), onde atuou no Grupo de Trabalho “Mulher e Literatura”, no período de 1991 a 2018.

Além de inúmeros artigos e ensaios científicos na área da literatura, Yasmin publicou os seguintes Livros:

1) Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes – de 1916 a 1950. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1993.

2) Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso (séculos XIX e XX). Rio de Janeiro: 7Letras, 2002.

3) Diálogo da escrita. Alagoanos na imprensa de Mato Grosso (primeira metade do século XX). Rio de Janeiro: Lidador, 2003.

4) Presença de mulher. Ensaios. Rio de Janeiro: Lidador, 2004.

5) Machado de Assis em Mato Grosso. Textos críticos da primeira metade do século XX. Rio de Janeiro: Lidador, 2006.

6) Estudos literários em livros, jornais e revistas. Cuiabá: Entrelinhas, 2009.

7) Páginas do passado. Ensaios de literatura. Cuiabá: Carlini & Caniato Ed

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br