Agora as pessoas com mobilidade física reduzida poderão conhecer o ponto turístico mais visitado do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o Véu de Noiva. A novidade só é possível devido à doação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) de uma cadeira de rodas adaptada para montanhismo.
A cadeira intitulada Julietti 11, pelos criadores Guilherme Simões Cordeiro, de 31 anos, e Juliana Tozzi (34), foi criada após Juliana perder alguns movimentos permanentemente, durante a gravidez. Ela permite que uma pessoa que não ande, ou com mobilidade reduzida, consiga ser levada em qualquer lugar onde alguém consiga passar a pé.
A cadeira, que é mais estreita que a comum e com uma roda só, consegue vencer qualquer obstáculo, uma trilha difícil, chegar numa cachoeira, uma montanha, fazer um passeio na praia, ir num rio. Ela precisa de no mínimo duas pessoas para ajudar a conduzi-la.
Ao todo, existem 11 Juliettis espalhadas pelo Brasil, que são distribuídas em locais em que Guilherme e Juliana são convidados a dar palestras.
A entrega da cadeira aconteceu durante o 1º Fórum Acessibilidade e Inclusão, em Cuiabá, agora em junho, organizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).