13 de julho de 2024 6:30 pm

Rachel Maia destaca transformação consciente para garantir futuro das próximas gerações

Rachel-Maia-Palestra168
Empreendedor quilombola mostra como a economia circular faz diferença no mundo dos negócios transformando rejeitos em arte
“A sustentabilidade é uma questão transversal que afeta todos os aspectos da sociedade, não apenas um departamento”, disse a renomada CEO de sucesso Rachel Maia, durante sua palestra na 13­ª Feira do Empreendedor 2023, ao ressaltar a importância de uma ‘Liderança Sustentável com ESG’ e de decisões focadas em conscientização. O evento realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso), no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), trouxe ao público a importância do fortalecimento do empreendedorismo sustentável em Mato Grosso.

A ideia é reforçar a importância de uma liderança e economia sustentáveis, focadas nas pautas: Ambiental, Social e de Governança (ASG), sigla mais conhecidas por ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês), conforme explica o diretor Técnico do Sebrae/MT André Schelini.

“É no empreendedor que as decisões acontecem e assim podemos trabalhar a conscientização para que essa liderança seja criada cada vez mais consciente do protagonismo dela. É essencial o desenvolvimento não apenas das empresas, mas no ecossistema em que essas empresas estão inseridas e da comunidade em geral, por isso é importante trazer este assunto sobre liderança sustentável para a Feira do Empreendedor, que tem esse olhar de trabalhar o papel da empresa na transformação de vidas dentro e fora da empresa”, diz.

No auditório integrado da ‘Arena Conecte-se’, onde são realizadas as palestras simultâneas, Rachel, que já liderou grandes empresas e conselhos nacionais e mundiais, subiu ao palco principal onde abordou questões da sustentabilidade e ainda explanou sobre a diversidade dentro das lideranças.

A palestrante contou sua história de vida e explanou sobre os propósitos dos empreendedores para o futuro das próximas gerações, reforçando que é necessário iniciar uma mudança de comportamento e ações a partir de agora.

“É preciso sabedoria para entender que, embora possamos não nos beneficiar da sombra que elas proporcionarão, devemos ter consciência de que as gerações futuras poderão desfrutar desse conforto. Essa perspectiva não é apenas individualista. Quando eu planto, estamos todos colhendo juntos. Não se trata apenas de adquirir conhecimento, mas de transformá-lo”, falou.

Envolvida em iniciativas globais de sustentabilidade, como a presidência do Pacto Global da ONU, Rachel destacou a importância de pequenas ações sustentáveis, como apagar a luz ao sair de uma sala e usar a água de forma consciente.

Evento sustentável

A 13ª Feira do Empreendedor 2023 é realizada sob a compensação por unidades de créditos de carbono, para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa produzidos durante o evento. Iniciativas como a eficiência energética, redução das impressões de papel, gestão dos resíduos, o descarte correto dos materiais, mas principalmente a transição de baixo carbono fazem parte das ações de sustentabilidade do Sebrae em Mato Grosso, que é referência nacional e internacional em atuação de fomento às políticas ESG, por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).

“Esta edição da Feira do Empreendedor 2023 vai além de inovações digitais, nossas práticas sustentáveis não apenas contribuem para a redução do impacto ambiental da feira, mas também demonstram o compromisso das empresas com a responsabilidade ambiental e social, promovendo uma cultura de sustentabilidade em seus setores e comunidades”, explica Schelini.

Durante o evento, também é realizado a gestão sustentável de todos os resíduos sólidos produzidos, como a triagem de rejeitos, reciclável e orgânicos. A Feira do Empreendedor conta com a parceira da Corepan e Coop União para o descarte de recicláveis, enquanto os orgânicos serão encaminhados para a composteira do CSS, que é gerido pelo Sebrae/MT.

Além disso, os dados relacionados à quantidade de resíduos gerados, bem como ao consumo de energia e água durante o evento, são exibidos em um painel no estande do Centro Cipra de Sustentabilidade.

“Adotamos essa pegada sustentável e trabalhamos para garantir que de fato isso ocorra na feira. A gestão sustentável é implementada por meio da separação de resíduos, educação ambiental com os coletores identificados, a destinação dos resíduos e o monitoramento do consumo de energia e água. A intenção é não apenas reduzir o impacto ambiental da feira, mas também educar os participantes sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis em eventos de grande porte”, explica Marina Lima, analista do CSS.

Economia circular

A disseminação de ideias e práticas sustentáveis vai além das palestras oferecidas dentro da 13ª Feira do Empreendedor 2023, a exemplo do microempreendedor Gilbert Carlos da Silva Bispo, empreendedor quilombola que expôs o seu trabalho, fruto da sustentabilidade, no qual fundou a empresa GBJL onde se dedica a transformar rejeitos de mineração para criar obras de artes, como vasos de plantas e quadros decorativos. O projeto surgiu de uma necessidade para encontrar solução para construir uma casa, devido a muitos rejeitos de mineração desassistido na região.

“Nós usamos a lama dos restos de mineração, que são descartados muitas vezes na natureza e transformamos em vasos, obras de arte, pinturas, tintas, casas, enfim, uma série de coisas, até troféus. Esse rejeito que era um passivo inutilizado, a gente reaproveita e gera lucro, contribuindo para a economia circular”, afirmar o empresário.

O empreendedor conta que enfrentou muitos desafios para obter apoio das mineradoras locais que viam os rejeitos como gastos, e por meio de uma parceria com a Fomentas, que fornece os materiais e apoio para o projeto de sustentabilidade, ele conseguiu consolidar seu negócio. Ele ressalta que a Feira do Empreendedor, trouxe diversas oportunidades de negócios, benchmarking, networking e a sua empresa certamente vai decolar no mercado.

“Conseguimos pegar muitos contatos para venda, inclusive, fizemos contato com um empreendedor de São Paulo que trabalha com resina e é referência no Brasil, se eu não estivesse aqui na Feira teria perdido essa possibilidade. É muito importante a divulgação desse projeto sustentável, que é nosso, é mato-grossense e a gente tem muito orgulho disso”, completa.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Picture of Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br