A 16ª edição da Parada da Diversidade LGBT de Cuiabá, que vai acontecer em 22 de setembro, com o tema “Viver é um ato Político – Nosso Voto, Nossa Voz!”, além das suas manifestações de rua, traz também, seminários realizados em parceria na Universidade Federal de Mato Grosso, que vão ocorrer entre os dias 29, 30 e 31, no Auditório da FACC/UFMT. As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/EHQvcoIBTDlvo1pG3 e no local.
Os seminários são realizados com o objetivo de discutir as condições políticas da população LGBT no município de Cuiabá, afim de fortalecer os espaços de formação, em temas relacionados a garantias de direitos dessa população e sua interface com as políticas públicas.
Além de fomentar a participação de atores/sociais, servidores públicos, acadêmicos, militantes LGBTs e sociedade em geral, na construção e implementação de práticas exitosas em seus ambientes de atuação. E por fim, dialogar com o público participante sobre os marcadores sociais das diferenças e, como eles criam narrativas de exclusões sociais.
O Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual de Cuiabá (CMADS), representado pelo seu presidente Valdomiro Arruda, reforça a importância deste movimento para que possamos conquistar cada vez mais, políticas públicas que promovam e valorizem os direitos da população LGBT na capital.
“Nesses 16 anos de Parada, aos poucos fomos conseguindo galgar nossos passos dentro da sociedade. E o tema deste ano, 'Viver é um ato político – Nosso voto, Nossa Voz!' diz muito o que pretendemos alcançar ainda. Pertencemos a um estado democrático de direito, votamos e queremos participar das opções de escolha do nosso país, independentemente de partido. Temos que fazer quer prevaleçam o respeito as nossas escolhas, e a parada vem contemplar tudo que a gente busca. Dizendo que nós, LGBT’s, somos pessoas normais que trabalham e pagam seus impostos, que estamos inseridos na sociedade e precisamos ter nossos direitos garantidos, em busca de Paz”, ressaltou Valdomiro Arruda, presidente do CMADS.
A 16ª edição da Parada da Diversidade LGBT de Cuiabá, vai acontece no próximo dia 22 de setembro, com a concentração partir das 14h, na Praça Ipiranga e, segue sentido a Orla do Porto, onde acontecerá uma festa político-cultural, com a participação de movimento estudantil, sindicatos, políticos, e artistas.
Segue, a programação do Seminário da Parada LGBT:
Programação
29 de Agosto
18h Abertura
Conferência: O Protagonismo da Mulher Lésbica no Cenário Político.
21h30 Programação Cultural
30 de Agosto
08h – Painel I – Os Cenários das Políticas Públicas LGBT no Brasil.
14h – Painel II – Os Cenários das Políticas Públicas LGBT no Estado de Mato Grosso.
31 de Agosto
08h – Painel III – Roda de Conversas sobre os desafios LGBT, no Cenário do Desmonte Político.
14h – Painel IV – O Corpo como “Ato Político”: As políticas paras as identidades trans.
Local: Auditório da FACC/UFMT.