Avaliações seriadas permitem análise gradual do conhecimento dos alunos ao longo do ensino médio
A busca por uma vaga no ensino superior não está restrita aos tradicionais vestibulares ou ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Cada vez mais, as avaliações seriadas têm se consolidado como uma alternativa eficaz para a entrada em universidades, permitindo uma análise gradual do conhecimento dos estudantes ao longo dos anos do ensino médio. Na atualidade, este método de ingresso já está presente em 18 instituições públicas de ensino superior no Brasil.
Entre os principais programas nacionais de avaliação seriada, destacam-se o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que neste ano de 2024, terá a realização de suas provas no dia 08 de dezembro. E, o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), que será realizado no dia 15 de dezembro.
O PASSE da UFMS, é um processo seletivo que avalia o aprendizado dos alunos em três etapas distintas, correspondentes aos três anos do ensino médio. Ao final de cada ano, os estudantes realizam uma prova que abrange o conteúdo estudado naquele período, permitindo uma análise contínua e progressiva de seu desempenho acadêmico. Esse modelo visa proporcionar uma avaliação mais justa e menos exaustiva, ao contrário do vestibular tradicional, que concentra toda a pressão em um único exame.
De forma similar, o PAS da UnB distribui o processo seletivo ao longo dos três anos do ensino médio, com provas interdisciplinares que verificam além do conhecimento específico das disciplinas, mas também a capacidade de integração e aplicação prática desse conhecimento. Atualmente, a UnB reserva 50% de suas vagas para os estudantes aprovados por meio do PAS.
Tendo em vista a ampliação do número de oportunidades de seus alunos, o Colégio MAXI, em Cuiabá, tem incentivado a participação dos jovens nas provas seriadas. Através de cronogramas de estudo e aulas direcionadas, intensificadas no mês de novembro, foram criadas rotinas com foco na realização desses vestibulares alternativos, com exposições que abrangem conteúdos específicos. A programação de aulas acontece todos os dias de segunda à sexta no contraturno e não tem custos extras aos alunos, contando com aulas de Literatura dirigida à análise de obras, Matemática, Física, Química e Biologia.
Para o ano de 2025, a ideia é intensificar a preparação dos estudantes para além do ENEM, com aulas preparatórias e gerando opções que beneficiem não apenas no cunho acadêmico, mas que priorizem também o bem-estar psicológico nesse momento de tomada de decisões.
A coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Maxi, Edilene Fernandes, pontuou sobre a importância desse incentivo aos vestibulares seriados. “Tivemos direcionamento de aulas com leitura do edital, para que os alunos pudessem conhecer a metodologia e entender que, por exemplo, no primeiro ano é bom que você tenha uma nota maior e melhor, porque no segundo ano a prova é um pouco mais exigente”, explicou.
Ela também reforçou as adaptações no processo preparatório para o próximo ano. “”A preparação dos alunos iniciou no começo do ano letivo, e segue até o último dia de aula, com a retomada dos conteúdos necessários para revisão e a análise das Obras Literárias cobradas no exame. Para o ano que vem, essa preparação será efetuada de forma mais intensa”, enfatizou Edilene.