Artesão pode sim viver, e muito bem, do artesanato que produz. Essa é a ideia do Clube A, um grupo para artesãos e artistas que oferece benefícios para os filiados desde a compra de matéria-prima até a comercialização dos produtos. O objetivo é valorizar a produção de artesanato local e fortalecer os artesãos, para que possam viver da arte que fazem. O lançamento oficial ocorre no dia 26 de abril, a partir das 17h, no Goiabeiras Shopping, mas o Clube já tem filiados antes mesmo da apresentação ao público.
Jussara Sartori, que idealizou o Clube A, é uma artista reconhecida em Mato Grosso, consultora de artes em empresas na área artística e hoje tem uma linha de móveis e produtos sustentáveis. Ao ver a desvalorização do artesanato no estado e as dificuldades de comercialização das peças, teve a ideia de montar um grupo para proporcionar visibilidade e consequentemente valorização do mercado artesanal.
“É um sonho que tenho há muito tempo e que quero compartilhar com outras pessoas, que é viver do artesanato. Queremos desmistificar a ideia que artesão só pode vender suas obras em feirinhas, por um preço baixo. Vamos valorizar o artesanato, como arte e forma de expressão que é. Qualquer pessoa pode participar e terá a oportunidade de transformar o seu sonho em realidade. Muitas pessoas querem fazer da sua arte um modo de vida e vamos ajudar nesse processo”, explica Jussara.
Para participar do clube o artesão e/ou artista precisa preencher uma ficha de filiação e disponibilizar fotos de algumas obras para avaliação, para que sejam apenas produtores artesanais. Para utilizar os benefícios, os filiados pagam uma mensalidade de R$ 40 e têm descontos em lojas conveniadas, além de divulgação em um jornal impresso e on-line com distribuição estadual (primeiro do gênero no estado). O espaço para exposição e comercialização dos artesanatos será um bazar anual e também em lojas especializadas.
O lançamento oficial do Clube A será realizado no dia 26 de abril, às 17 horas, no Studio Jussara Sartori, piso 1, Shopping Goiabeiras, em Cuiabá. Mais informações no Studio ou pelo telefone (65) 98115-8383.