Em sua 4ª Edição, o “Hip Hop Combate as drogas”, acontece nesta sexta-feira (25.05) com ações o dia todo, finalizando a noite com intervenções culturais de poesia, DJ’s, MC’s, grafitagem e break, em shows ao vivo. A principal meta é fazer abordagem a usuários de drogas no Beco do Candeeiro e Morro da Luz, a cracolândia de Cuiabá, levando mensagem com possíveis internações, bem como sensibilizar e conscientizar os comerciantes da região e a sociedade como um todo sobre este problema de saúde pública, que é a dependência química.
Nos shows, que acontecem a partir das 18h, na praça Senhor dos Passos, recentemente revitalizada, no Beco do Candeeiro. Terão atrações locais dos rappers Conduta do Gueto, Azul e Jonathan, além dos Djs Alexandre e Spinha onde se apresentarão em palco livre, ou seja, o público poderá interagir com declamação de poesia, por exemplo.
Também acontecerá durante o dia o banho solidário e a entrega de sopão, que é o momento em que a mensagem será levada ao usuário de droga por uma equipe que conta com voluntários e profissionais da área de dependência química.
A ação conta com diversas frentes: Comunidades terapêuticas que disponibilizam vagas sociais; profissionais de saúde conscientizam sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s); a Associação Matogrossense de Skate com os alimentos; os artistas que apresentam sua arte; uma comissão de profissionais de saúde na abordagem dependentes em situação de rua para que aceitem a internação imediata.
“Nas edições anteriores do evento obtivemos resultados positivos referentes às internações dos indivíduos abordados nas ruas, assim como da possibilidade de dialogar com a população. É importante saber que estas pessoas estão nesta condição não por uma questão moral, não são sem vergonha, e sim portadores de uma doença chamada adicção”, conta o idealizador do projeto, Raul Lázaro.
Este é um evento social realizado pelo “Núcleo HiP Hop Em Ação”, organizado por um coletivo que utiliza a cultura urbana para dialogar sobre pessoas que estão em situação de rua, e pelo Instituto Cultural América (Inca). Conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e parceria institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT).