13 de julho de 2024 5:31 pm

Gravidez na adolescência é tema de debate em Cuiabá

827329

O Brasil é o país com maior taxa de gravidez na América Latina com 68,4 nascimentos para cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos, aponta estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse é o tema central da mesa redonda 'Gravidez na adolescência: compreendendo e acolhendo para prevenir', que será realizada no dia 8 de fevereiro às 19 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT).

O evento é aberto ao público e possui o objetivo de reunir profissionais da saúde e a sociedade interessada para debater a gravidez precoce. A ginecologista e obstetra Zuleide Cabral alerta para as consequências na vida e saúde das adolescentes e das crianças que passam por essa situação.

“A maioria, principalmente, entre 10 a 13 anos não fazem o acompanhamento adequado, o que pode gerar intercorrências tanto para adolescente e seu recém-nascido. Além disso, adolescentes gravidas, tendem a abandonar a escola e não darem seguimento aos seus projetos de vida”, afirma.

As meninas que ficam grávidas nessa idade não fazem o acompanhamento direito, pré-natal e outros exames, então não é uma gestação saudável. Mas, além disso, o que nos preocupa é a vida desta adolescente que está passando por isso. A maioria delas deixa a escola e acaba vivendo sem propósito e é disso que queremos tratar também”, afirma.

A mesa redonda faz parte de um conjunto de ações da Semana Nacional de Prevenção de Gravidez na Adolescência, estabelecida por lei na Câmara de Deputados em novembro de 2018, para ocorrer anualmente na primeira semana de fevereiro. A proposta é disseminar informações preventivas e educativas para contribuir na redução e incidência da gestação na adolescência.

“Temos que ajudar essas adolescentes a buscarem um projeto de vida para elas que não esteja somente ligada a gravidez. Elas precisam pensar em estudar e construir um futuro, até para que não sejam reincidentes”, afirma médica.

Zuleide Cabral é membro e representante da Sociedade Mato-grossense de Ginecologia e Obstetrícia (SOMAGO) e da Academia de Medicina de Mato Grosso e da Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (SOGIA-BR), entidades apoiadoras do evento.

 

Serviço

Data: 08/02 – sexta-feira

Horário: 19:00

Local: Auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) – Centro Político e Administrativo de Cuiabá 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Picture of Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br