Dentre as temáticas debatidas no evento, estão a questão da proteção, da punição e dos processos de invisibilização de pessoas e como isso se manifesta na atuação da Justiça e na atuação profissional nos contextos de interfaces com a Justiça.
O evento é realizado pela Comissão de Psicologia Jurídica do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP/MT – 18ª Região) e conta com 135 vagas, sendo 100 para profissionais, 25 para estudantes e 10 para monitoria. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://www.even3.com.br/psicologiajuridica
É importante destacar que a realização deste II EPPJ/MT vem para atender uma demanda da própria categoria como forma de manter a proximidade entre a comissão e os profissionais. A comissão considera importante estes espaços de diálogo e reflexão crítica para o aperfeiçoamento de práticas profissionais.
O evento é voltado para profissionais, pesquisadores e discentes de Psicologia e áreas afins que atuam nos diversos contextos de interface com a Justiça. Dentre eles: o Poder Judiciário (Fóruns, Juizados e Varas); o Ministério Público; a Defensoria Pública; o Sistema Penitenciário; o Sistema Socioeducativo; as Instituições de Acolhimento de crianças e adolescentes (Assistência Social); as Delegacias (Segurança Pública) e as Instituições de Ensino Superior.
Durante as reuniões realizadas este ano pela comissão é que chegou-se ao tema do evento: “A Psicologia nas Interfaces com a Justiça: entre a proteção, a punição e os processos de (in)visibilização”. Espera-se com esse II EPPJ/MT repensar as demandas direcionadas à Psicologia pela Justiça e o lugar que os profissionais da área têm ocupado, bem como motivar o envolvimento de profissionais com as possibilidades e os desafios do saber/fazer profissional.
Destaca-se ainda que a escolha pela data de realização do II EPPJ é motivada tanto pela celebração do Dia da Justiça em 08 de dezembro, instituída pela Lei nº 1.408/1951, quanto para facilitar a participação de profissionais do interior do Estado.
O encontro ocorrerá no Instituto de Educação da UFMT. Para mais informações, acesse o site do Evento: https://www.even3.com.br/psicologiajuridica