Do aroma ao sabor: café é a bebida mais popular entre os brasileiros

Cafezinho

Hoje 14 de abril é Dia Mundial do Café,  a preferência dos consumidores pela bebida que é tradição

É difícil encontrar quem resista ao cheiro do café fresquinho que acabou de sair. O cafezinho é preferência nacional. Segundo estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese, o brasileiro consome de 3 a 4 xícaras de café por dia, o que equivale a aproximadamente 5,8 kg ao ano. A estimativa é de que este consumo cresça mais, não somente no Brasil, mas no mundo.

O café é parte da cultura nacional há mais de 200 anos e o Brasil é o maior produtor e exportador do grão no mundo. Ao longo da história, os diferentes tipos da bebida foram ganhando espaço e transformando o café em uma experiência sensorial que nos leva em uma jornada de aromas, sabores e texturas.

A bebida é tão significativa que tem até dia exclusivo: 14 de abril. Para os apaixonados por uma xícara de café, é possível variar entre os diversos tipos presentes no mercado brasileiro.

As opções gourmets, por exemplo, são consideradas uma mistura pura, pois não apresentam defeitos. Seu sabor e aroma ficam mais suaves por causa da seleção dos grãos e da torra controlada. Mas, acima delas, ainda está o café especial. Eles são avaliados com notas acima de 80 pontos pela SCA (Specialty Coffee Association) que considera fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, amargor, acidez, corpo e sabor residual (retrogosto), além de harmonia.

Já para quem não abre mão do café preto, os tipos tradicional e extraforte são os mais encontrados nas mesas dos brasileiros. Os dois diferem entre si pela torra e a moagem. No caso do tradicional, a torra do café não é tão carbonizada como o extraforte, nem a moagem é tão fina.

Independente do escolhido, ficar longe de um bom e velho cafezinho é quase impossível. Toda essa diversidade de café está presente nas prateleiras das lojas do Fort Atacadista. Desde as cápsulas de café, passando pelo pó tradicional e chegando ao cappuccino solúvel, a variedade e o preço baixo estão garantidas para os clientes. Há sempre uma experiência de café esperando para ser descoberta, ainda mais para celebrar o Dia Mundial do Café.

Em Cuiabá, as lojas do Fort Atacadista estão localizadas nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e na saída para Chapada dos Guimarães. Em Várzea Grande, nas Avenidas da FEB e Júlio Campos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br