Exposição “Pai que Cria” abre na terça-feira no Goiabeiras Shopping
Vivenciando, nos últimos cinco anos, o desafio de criar suas filhas de forma consciente, participativa, por meio da educação positiva, o publicitário Rafael de Milon, 34 anos, é o protagonista da exposição fotográfica “Pai que Cria”. Em comemoração ao Dia dos Pais, a mostra será aberta na próxima terça-feira (07.08), às 19h30, no espaço Livre Livro (térreo), do Goiabeiras Shopping, e segue até 31 de agosto.
Durante a abertura também haverá o lançamento do instablog e site “Pai que Cria”, do qual Milon é autor, com palestra da psicóloga Dulce Figueiredo. “O projeto vai falar de paternidade consciente, do pai que cria, não ajuda, dessa relação de pai e filhos, desde a gravidez ao nascimento”, explica ele.
Pai de Giovanna, 4 anos, e Antonella, 1 ano, o publicitário não só acompanhou a gestação de perto, como assistiu ao nascimento das meninas, sendo que no segundo parto agiu de forma inesperada e não planejada como “parteiro”, já que a caçula nasceu de parto normal domiciliar desassistido.
“Conheci meu pais já adulto e por esta razão sempre quis ser um pai presente, inesquecível e que construiria lembranças para o futuro com meus filhos. Aprendi tendo como exemplo minha mãe e avós, a importância da família, dos compromissos assumidos e da responsabilidade em cuidar do próximo”, complementa.
Milon conta ainda que sempre questionou a cultura patriarcal e equivocada de que “os filhos são responsabilidade das mães”. Quando casou com a fotógrafa Ana Boel, especialista em parto, experimentou a emoção de ser pai, entendeu na prática que suas filhas são, na verdade, o maior motivo para conciliar os afazeres profissionais a uma paternidade consciente e ativa.
Pai que Cria
O projeto “Pai que Cria” já existia de forma indireta, já que ele sempre quis criar os filhos de maneira diferenciada, com objetivo de torná-los adultos responsáveis e cidadãos de bem. No dia a dia os comentários positivos sobre a forma como interagia e participava da criação das meninas fez com que a rotina passasse a ser compartilhada e assim nasceu o “Pai que Cria”. “Somos muitos e está na hora de ajudarmos outros pais”, conclui Rafael de Milon.