A campanha “Agente Anti Mosquito” acontece nas 12 unidades Comper, em Cuiabá e Várzea Grande durante o período das chuvas
O lançamento da campanha ‘Agente Anti Mosquito’ realizada pela rede de Supermercados Comper, há 11 anos tem por objetivo formar agentes internos (nas suas unidades) para serem multiplicadores para conscientizar os funcionários, clientes e a população do entorno na missão de combater os focos do mosquito Aedes Aegypti transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. A campanha conta com a importante parceria da prefeitura de Cuiabá, através do Centro de Zoonose.
A gerente Regional de Operações do Comper em Mato Grosso Izilda Maria da Silva disse que esta é uma das campanhas de Responsabilidade Social da empresa de grande relevância, pois ano a ano é preciso conscientizar cada vez mais as pessoas da importância de cada um fazer a sua parte no combate a proliferação do mosquito “É mais que combater o Aedes Aegypti, é conscientizar as pessoas que com atitudes simples, podemos salvar vidas, evitando as doenças transmitidas pelo mosquito”. Ela também agradeceu a parceria do Centro de Controle em Zoonoses de Cuiabá (CCZ) que é fundamental para o resultado positivo da campanha.
A Assistente Social do Centro de Controle em Zoonoses de Combate as Endemias de Cuiabá (CCZ), Célia Carvalho, representou a secretaria de Saúde Cuiabá, no evento. Ela disse que essa parceria com a rede de supermercados Comper é de suma importância e que seria muito funamental que mais empresas também fizessem campanhas nesse sentido para somar forças com os servidores no combate ao Aedes Aegypti, que a cada ano faz a mutação genética e se torna mais resistente.
“Esta semana a equipe do CCZ fez vistoria orientativa em 387 imóveis nesta região, pois a conscientização da população é determinante para diminuir o foco do mosquito e agora com o apoio dos agente multiplicadores do Comper, o trabalho será ainda intenso”, contou.
.A campanha compreende treinamento de funcionários, que serão os agentes multiplicadores, exposição nas lojas, de forma lúdica, do ciclo do mosquito, para conscientização dos clientes e distribuição de panfletos. A atuação dos agentes junto com a equipe do CCZ ocorre dentro das lojas e na região do entorno, para fazer vistorias que impeçam a formação de criadouros do mosquito.
Vale lembrar que o mosquito se prolifera principalmente em caixas d’água abertas, vasilha (dos animais, por exemplo) e/ou sacolas plásticas, garrafas, tampinhas e latinhas. Por causa do período intenso de chuvas, todo tipo de “lixo” descartado de forma inadequada, pode se tornar um criadouro. Com 10 minutos por semana é possível quebrar o ciclo de vida do mosquito, que varia de 7 a 9 dias, então, é importante adotar o hábito de vistoriar a casa e o quintal para eliminar o mosquito.
Serviço – O contato para outras informações no CCZ de Cuiabá: (65) 3617-1680, entre 7h30 e 17h.