Um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, a atriz Rosamaria Murtinho, de 92 anos, guarda, em sua história, uma conexão com Cuiabá que atravessa suas raízes familiares. Rosamaria Murtinho, que brilhou em dezenas de novelas da Globo, é neta do médico e político cuiabano, Joaquim Murtinho, cujo nome batiza uma das ruas mais emblemáticas da capital mato-grossense.
Com mais de seis décadas de carreira, Rosamaria Murtinho é reconhecida por sua versatilidade e talento. Atuou em clássicos da teledramaturgia como “Irmãos Coragem” (1970), “Pai Herói” (1979) e “Esperança” (2002). Ao longo de sua trajetória, a atriz participou de quase cinquenta telenovelas.
Joaquim Murtinho é o terceiro filho do médico e militar baiano José Antônio Murtinho. Como veio de uma família envolvida na política brasileira, o cuiabano seguiu os passos e também se tornou político. Seu pai foi presidente da província de Mato Grosso durante o Império. Seu irmão mais velho, José Antônio Murtinho, foi senador pelo Mato Grosso, e Manuel José Murtinho, ministro do Supremo Tribunal Federal.
Como ministro da Fazenda do governo Campos Sales, Murtinho tinha a difícil missão de organizar as finanças públicas e administrar os grandes desequilíbrios provocados pelas políticas desastradas de seu antecessor Rui Barbosa, que culminaram no encilhamento, e pela inação dos ministros-juristas que o sucederam.
“Rua Formosa”
Antes de ganhar o nome do médico cuiabano, a Rua Joaquim Murtinho era conhecida como Rua Formosa. Na época, era comum que adjetivos fossem usados para nomear os endereços da cidade.