26 de março de 2025 1:11 am

Atriz que estrelou dezenas de novelas da Globo é neta de médico cuiabano que virou nome de rua emblemática

Um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, a atriz Rosamaria Murtinho, de 92 anos, guarda, em sua história, uma conexão com Cuiabá que atravessa suas raízes familiares. Rosamaria Murtinho, que brilhou em dezenas de novelas da Globo, é neta do médico e político cuiabano, Joaquim Murtinho, cujo nome batiza uma das ruas mais emblemáticas da capital mato-grossense.

Em uma edição do DC Ilustrado, do antigo jornal impresso Diário de Cuiabá, de janeiro de 1994, a ligação entre o cuiabano e a atriz, que já era referência na atuação, virou manchete.

Com mais de seis décadas de carreira, Rosamaria Murtinho é reconhecida por sua versatilidade e talento. Atuou em clássicos da teledramaturgia como “Irmãos Coragem” (1970), “Pai Herói” (1979) e “Esperança” (2002). Ao longo de sua trajetória, a atriz participou de quase cinquenta telenovelas.

Leia Também:  O PROGRAMA “SER” vai ultrapassando fronteiras, ganhando adesões e mostrando eficiência.
Avô de Rosamaria, Joaquim Murtinho foi uma figura de grande relevância na história do Brasil. Nascido em 1848, em Cuiabá, destacou-se como médico, professor e político. Durante sua carreira, ocupou cargos como ministro da Fazenda durante o governo de Campos Sales (1898-1902).

Joaquim Murtinho é o terceiro filho do médico e militar baiano José Antônio Murtinho. Como veio de uma família envolvida na política brasileira, o cuiabano seguiu os passos e também se tornou político. Seu pai foi presidente da província de Mato Grosso durante o Império. Seu irmão mais velho, José Antônio Murtinho, foi senador pelo Mato Grosso, e Manuel José Murtinho, ministro do Supremo Tribunal Federal.

Como ministro da Fazenda do governo Campos Sales, Murtinho tinha a difícil missão de organizar as finanças públicas e administrar os grandes desequilíbrios provocados pelas políticas desastradas de seu antecessor Rui Barbosa, que culminaram no encilhamento, e pela inação dos ministros-juristas que o sucederam.

“Rua Formosa”

Antes de ganhar o nome do médico cuiabano, a Rua Joaquim Murtinho era conhecida como Rua Formosa. Na época, era comum que adjetivos fossem usados para nomear os endereços da cidade.

Leia Também:  Governo de MT vence prêmio do Consórcio Brasil Central
Em 1948, por ocasião do centenário de nascimento de Joaquim Murtinho, o Instituto Histórico de Mato Grosso enviou ofícios às autoridades municipais sugerindo que ruas fossem renomeadas em homenagem a essa ilustre figura cuiabana. Foi nesse contexto que a antiga Rua Formosa passou a se chamar Rua Joaquim Murtinho, perpetuando a memória do médico e político que tanto contribuiu para o país.
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Picture of Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br