A preferida dos brasileiros, a poupança é um investimento tradicional e seguro. Possui livre movimentação para saque e depósito e rende juros e correção monetária ao final de cada período de 30 dias. Mas há outros benefícios. E é sempre bom lembrar que a melhor maneira de garantir o futuro é começar a poupar agora.
Apesar de existir outras formas de investimento, a poupança é a melhor aplicação para quem não quer rentabilidade negativa e ainda precisa que o dinheiro esteja disponível a qualquer momento para uso imediato. Há ainda outras vantagens quando falamos de poupança numa cooperativa de crédito.
No Sicoob, por exemplo, ela permite o crescimento e desenvolvimento de todo o Sistema. Os valores captados geram funding para o Agronegócio e o Crédito Imobiliário, o que consequentemente, desenvolve a economia local, fomenta o comércio, a indústria e a prestação de serviços à comunidade, princípio básico do cooperativismo. Quer dizer que, quanto maior a captação de poupança, mais recursos para todos.
Apesar de ser um investimento considerado menos rentável que os outros disponíveis no mercado, a poupança é isenta de tributação para pessoa física e jurídica sem fins lucrativos.
Condições – A aplicação de recursos na Poupança Sicoob pode ser feita por associados e não associados. O depósito mínimo recomendado para a abertura é de R$ 30,00 para PF e R$ 100,00 para PJ.
Não é permitido o uso de conta poupança fora de sua finalidade, isto é, não pode ser movimentada como conta corrente ou para pagamento de salários. Também não podem ser abertas contas conjuntas entre Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ). O CPF com restrição no Serasa/SPC/CCF não é impeditivo para a abertura da conta poupança.
Existe a opção de fazer uma poupança programada, que permite ao cliente do Sicoob efetuar aplicações e resgates programados e transferências em conta poupança nos canais disponibilizados pela rede Sicoob. O resgate será efetuado da subconta mais próxima à data de aniversário, possibilitando a menor perda de rendimento para o poupador.
Outras alternativas de investimento
O Sicoob oferece outras opções que se encaixam nos mais diferentes perfis de investidores. Uma alternativa diferenciada e ainda pouco conhecida é o RDC – Recibo de Depósito Cooperativo, uma aplicação de renda fixa, com rentabilidade e liquidez diárias que conta com a garantia do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Seria um equivalente aos RDBs e CDBs emitidos pelos bancos.
Há também a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), investimento em renda fixa, de baixo risco, isento de Imposto de Renda e IOF para Pessoas Físicas, que possibilita às cooperativas captarem recursos que serão investidos em novas operações de Crédito Rural. É ideal para cooperados que buscam uma opção de aplicação de baixo risco, com rentabilidade superior a outros investimentos de renda fixa isenção de tributação PF e que não precisarão de liquidez durante o período mínimo de 90 dias de aplicação.